Tudo o que precisa saber sobre a Creatina

Tudo o que precisa saber sobre a creatina

Tudo o que precisa saber sobre a creatina

Tudo o que precisa saber sobre a creatina


A creatina é um aminoácido que se encontra presente em todas as células musculares do nosso corpo. A produção do mesmo pelo nosso organismo varia entre 1 a 2 gramas diárias, no entanto, existe uma percentagem que é introduzida no organismo através da alimentação ou de suplementos.

É importante ter em conta que a creatina tem 3 funções diferentes no organismo, nomeadamente: retenção de líquido nas células musculares, suportar o crescimento da massa magra e fornecimento de energia no corpo.

Hoje iremos explicar-lhe tudo o que necessita saber sobre este tema, nomeadamente como tomar a creatina.

O que precisa saber sobre a toma de creatina

Tal como já dissemos anteriormente, a creatina tem 3 funções distintas no nosso organismo, sendo que a junção das mesmas, vai permitir que consiga treinar de forma mais intensa, obter um volume maior (em menos tempo), aumento de força, aumento da massa magra e ter uma recuperação entre treinos bastante mais célere.

Tendo isto em conta, uma das questões mais comuns dos atletas (sejam ou não profissionais) passa por saber se suplementos deste aminoácido e de proteína (ou outros) podem ser tomados ao mesmo tempo.

A verdade é que não existe qualquer problema nesse sentido, uma vez que a creatina pode ser tomada em conjunto com diversos tipos de suplementos.

É importante ter em conta que a toma deste suplemento pode ser realizado de 2 formas distintas: através de uma fase de carga (20g/dia durante 5 a 7 dias) ou de forma normal (0,1g de creatina X kg de peso corporal).

É também conveniente que a toma da mesma através de suplementação seja realizada quando o corpo está mais recetivo à sua absorção, ou seja, assim que acorda de manhã ou logo a seguir ao treino (não deve tomar juntamente com uma refeição, uma vez que a comida é absorvida de forma mais lenta o que faz com que na maior parte das vezes a creatina não seja assimilada corretamente).

Principais alimentos que contém creatina

São vários os alimentos onde pode ser encontrado este aminoácido, no entanto, é importante ter em conta que o volume de g/kg diminui substancialmente sempre um o alimento é cozinhado.

Desta forma, os principais alimentos onde pode encontrar creatina em maior gramagem são:

  • Bacalhau – 3,0 g/kg;
  • Linguado – 2,0 g/kg;
  • Salmão – 4,5 g/kg;
  • Atum – 4,0 g/kg;
  • Carne de vaca – 4,5 g/kg;
  • Arenque – 6,5 a 10g/kg;
  • Carne de porco – 5g/kg.

Agora que já sabe o que é a creatina e quais os principais benefícios que esta tem para o seu organismo se se encontra a praticar exercício físico e tem como principal intuito aumentar a massa magra, já não tem motivo para não inserir este suplemento no seu dia-a-dia.

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